sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Trabalhar até tarde e até tarde ficar, não vai fazer o teu salário aumentar

Em Portugal e em algumas (bastantes) empresas o que é realmente valorizado são as horas a que se sai. Se fica até tarde, é um excelente colaborador, mas se cumpre apenas o seu horário é mediano ou “normal”. Ora atentem:

Porque o Gervásio Anacleto, no outro dia eram 22h30 e ainda aqui estava. Trabalha muito! É bastante dedicado, e é tão bom no que faz que está sempre a sair mais tarde. Às vezes até trabalha ao fim-de-semana. Sim, sim, eu sei porque ele dá-me sempre conhecimento nos emails! O Gervásio Anacleto veste a camisola, esfola-se a trabalhar. O Albano Leandro…ahhh, pois ele é porreirinho sim! Mas esse chega às 18h00 e vai-se embora, no outro dia até saiu às 18h30 mas também não fica muito mais tempo. Não é tão dedicado…*

E em muito boa empresa é assim, é mais valorizado o que fica até tarde do que aquele que consegue ser produtivo durante o seu horário de trabalho. É menos valorizado o que chega às 09h00 e sai às 18h00 cumprindo os seus objectivos, do que aquele que chega às 10h30 mas fica até tarde. E com tudo isto, há ainda aqueles que se sentem na obrigação de ficar até mais tarde, mesmo sem necessidade, porque “parece mal” sair naquele que é o seu horário de trabalho. E isto de valorizar colaboradores baseado em quem sai mais tarde, na minha opinião, é uma mentalidade tacanha, por vários motivos. O bom colaborador, deveria ser aquele que dentro do seu horário de trabalho consegue cumprir ou até superar os seus objectivos, não tendo a necessidade de alargar o seu horário para tal. Segundo estudos realizados, os colaboradores mais produtivos e felizes são aqueles que têm maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E acho que não deve ser mais valorizado o colaborador que fica no trabalho mais horas ou até mais tarde, mas sim aquele que cumpre com as suas obrigações e objectivos, sendo que aquele que fica até mais tarde pode até nem ser necessariamente o mais cumpridor de objectivos.

É claro que há excepções. Há um stress na empresa, uma coisa urgente e é necessário o esforço de toda a equipa e aí tudo bem, todos vão fazer um esforço. Não vão estar lá para o show off  mas sim para trabalhar em equipa para um objectivo comum perante uma excepção. Não é para fingir que se é o melhor, não é para fazer-de-conta-que-trabalho-muito-mas-na-verdade-quando-viras-costas-passo-o-tempo-no-facebook.

Perante isto, pergunto: Vocês, trabalhadores nocturnos, não têm vida própria?
Será que vale a pena estarem a abdicar de uma, em prol do trabalho?

Para os que ficam a trabalhar (e não para os que ficam a fingir), atentem que o trabalho nunca vai chegar ao fim, isto é, haverá sempre algo mais para fazer e portanto sair mais tarde nunca deve ser sistemático, porque nunca acabará todo o trabalho mesmo que se fique até tarde constantemente. E o trabalho é muito importante, pelas várias razões não só económicas como de realização pessoal mas a família e os amigos são muito mais importantes e é necessário manter o equilíbrio.

*Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

8 comentários:

  1. Culpada!

    Identifico-me claramente com a situação que descreves: portanto, chego ao trabalho pelas 8h, enquanto que os restantes chegam pelas 10h, mas depois nunca sou das primeiras a sair, antes pelo contrário. Faço sempre o que tenho a fazer, durante o meu horário laboral, mas depois quando saio mais cedo sinto sempre aquela pressão do: "já estás a ir embora??"...

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu entendo. É a tal situação em que o resto da equipa sente uma pressão desnecessária quando no fundo até podem estar a ser cumpridores dos seus objectivos. Não é correcto que um colaborador saia no fim do seu horário de trabalho e tenha a sensação que está a tirar a tarde...

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Amén! cada vez mais essa frase faz parte do meu dia-a-dia!

    ResponderEliminar
  3. Como isto é tãooo verdade, tal e qual

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  4. Bem verdade!


    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, não há tristeza maior do que aquela de sentirmos que fizemos tudo o que podíamos durante o dia e fizemo-lo dentro do nosso horário e quem acabar por ser reconhecido é aquele que deixa tudo para depois mas ficou horas no escritório a trabalhar depois da hora de trabalho ... mais do que frustrante ?!
    mas vamos acreditar nessa mera coincidência ...

    se quiseres passa no meu blog, estou a fazer um passatempo :)
    http://dreamscometrue1738.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Foi exactamente por isso que me despedi. No ano passado fazia turnos duplos, esforçava-me que nem um cão. Não recebi horas extra e não ouvi um obrigado. Se o fiz este ano? Não...e acabei por me sentir mal com isso porque me faziam sentir mal por não o fazer...Acabei por me despedir por não aguentar o mau ambiente...é uma verdadeira tristeza que isto aconteça!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Amei o post : )
    Efectivamente há empregos (ou será trabalhos?) assim. Já passei por alguns mas já adoptei uma máxima: sair sempre a horas, desde o primeiro dia.
    E porquê? porque assim não os habituamos mal. Existem dias em que sim, temos de ficar mais tempo, mas porque há trabalho! Quando não há, é ridículo ficar. A minha empresa sabe que pode contar cmg quando é necessário, nunca falhei. Mas não faço esse tipo de teatro. Quando é a hora de sair e não se pode adiantar mais nada, saio.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar