quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A passear por Roma #1

Confesso que Roma ficou muito aquém das minhas expectativas. Vou começar pela parte boa. Foram três dias e meio em Roma, uma cidade que tem muita história e é inevitável pensar nela e imaginar tudo a acontecer enquanto estamos no Coliseu e quando vemos todos os Fóruns e as ruínas. Tem igrejas lindíssimas e ruas com prédios muito giros, com janelas estreitas e altas e ao anoitecer fica com um ar ainda mais bonito. Adorei as cores de Roma ao cair da noite.

O Vaticano vale muito a pena, achei tudo lindíssimo. A zona de Trastevere também é muito bonita, principalmente ao final da tarde. Recomendo o mercado de Campo de Fiori, visitámos os vários mercados, têm coisas muito baratas mas é sempre preciso negociar. Apanhámos chuva em Roma e como não tínhamos chapéu, chegaram-nos a pedir 10 euros por um chapéu dos pequenos, daqueles manhosos que no dia seguinte já tinha uma vareta fora do sítio, e após negociarmos acabamos por comprar por 3,50€ cada um. A Piazza Navona também vale a pena visitar, assim como o Panteão.

Bom, as partes que não considerei positivas, ao entrar na cidade começamos logo a ver as ruas muito sujas e com as paredes escritas e muitas coisas estragadas. Pensámos que era apenas à entrada da cidade mas Roma, de uma forma geral, tem muito lixo e infelizmente não é muito bem cuidada. Há poucos espaços verdes, no entanto há potencial para isso. Passámos por um descampado enorme e que tinha potencial para ser um jardim lindo para passeio e jogging mas que é simplesmente um espaço com algumas ervas que ali nasceram e onde há lixo no chão, desde garrafas de cerveja, a pacotes de uma série de coisas, a pensos higiénicos, sim…leram bem. E, infelizmente, é um cenário que se repete pela cidade. De forma geral, as pessoas tem alguns hábitos pouco civilizados, a começar pelo lixo que mandam para o chão, passando pelo facto de serem péssimos condutores, mas tão péssimos ao ponto de não cumprirem regras de trânsito como parar numa passadeira ou num sinal vermelho. Aconteceu-nos um condutor gritar connosco, furioso, por estarmos a passar na passadeira com sinal verde para os peões e portanto, vermelho para ele. E em passadeiras sem sinalização foi raro o carro que nos deu prioridade. Como tal, fica o alerta.

(continua...)

9 comentários:

  1. E foooootos? Queremos fotos! :D

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, faltam as fotos! Mas ainda nem tive tempo de as passar da máquina para o PC. Quero ver se no fim-de-semana coloco isso em ordem e depois partilho aqui :D
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Engraçado mesmo a impressão que tive foi igualzinha. Inclusive a parte de os condutores não respeitarem as passadeiras, bem como a sujidade da cidade, inclusive de alguns monumentos. Estivemos lá na mesma altura e é engraçado ver que as opiniões coincidem.
    Eu posso dizer que o balanço foi positivo porque fiquei a conhecer uma cidade que não conhecia e que tem uma enorme carga histórica em cima.
    Mas confesso que não ficava lá muito mais tempo!
    Fico a aguardar mais notícias sobre a viagem!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também achei engraçado termos opiniões idênticas. Foi giro, deu para conhecer e tal, maaaas... eu também não ficava lá mais tempo. Aliás, no penúltimo dia já estávamos a dizer que não nos importávamos de ir embora.

      Amanhã já termino de contar a viagem!

      Eliminar
  3. Não me importava nada de ir dar uma voltinha a Roma

    Isabel Sá
    www.brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não me importava nada de ir dar uma voltinha a Roma.

    Isabel Sá
    www.brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Também não é das minhas cidades preferidas, achei basicamente o mesmo que tu e achei tudo muito mais pequeno do que imaginava mas de facto o Vaticano vale a pena e come.se muito bem em Roma :) Florença é muito mais bonito mas os Italianos de um modo geral são muito stressados, enfurecem-se à velocidade da luz e conduzem como maníacos!
    Bj S

    ResponderEliminar