terça-feira, 26 de maio de 2015

Wedding, wedding, wedding

Este blog não passará a ser um wedding blog, pelo menos não em exclusivo. Ma sendo este um blog onde falo essencialmente sobre tudo e praticamente sobre nada mas no fundo sobre o que me apetece e o que faz parte da minha vida, é óóóóóóbvio que se vai falar de tudooooo sobre casamentos. Desde o espaço ao vestido, e desde decoração à lua de mel. Tudo. Estavam à espera do quê? Isto é um big moment da minha/nossa life!

Pois então, assim de repente lembrei-me de uma lista de coisas importantes para organizar um casamento:

Escolher uma data (ou algumas possíveis datas, de forma a gerir melhor as questões de disponibilidade dos espaços) no meu caso, como vou planear o casamento com alguma antecedência, é mais fácil mas pode acontecer haver alguma incompatibilidade de datas.

Idealizar o tipo de casamento. Civil ou religioso? De manhã ou à tarde? À grande e à francesa ou mais íntimo?

Fazer um rascunho com a lista de convidados de ambas as partes. Sim, um rascunho, é muito provável que a lista vá sofrendo alterações. No entanto, a data altura vão ter mesmo que decidir quem vai ou não receber o convite. Esta tarefa não é nada fácil, principalmente para quem quer um casamento íntimo, como é o nosso caso.
A dada altura vão ter também que planear a disposição dos mesmos pelas mesas, o que também se pode tornar numa árdua tarefa.
Comecem também a pensar quem gostariam que fossem os padrinhos e madrinhas.

Procurar o espaço/catering para o copo de água. Já se sabe que nestas coisas a internet é nossa amiga e uma ferramenta muito importante, há imensos sites e fóruns sobre casamentos, onde nos podemos aconselhar sobre os vários espaços/catering. Contactar vários sítios, pedir vários orçamentos e condições. Quintas, restaurantes, whatever, há muito por onde escolher. E é importante perceber qual o espaço indicado de acordo com vários factores que vos falarei noutro post. Que isto é assunto que dá pano para mangas e não vamos estar aqui a dispersar. Esta escolha deve ficar decidida, idealmente e na minha opinião, entre 1 ano a 10 meses de antecedência, pelo menos. Com mais tempo, assim à volta dos 6 meses, poderão então acertar a ementa e a decoração do espaço, etc e tal. 
Se vão ter uma cerimónia religiosa também há que pensar em que igreja gostariam que fosse, tentar saber se é possível e perceber a partir de quando podem reservar a data e horário.

Idealizar o vestido. É claro que este ponto pode não estar exactamente nesta ordem, até porque se forem como eu, foi logo das primeiras coisinhas que fiz. Já andei a ver vários modelitos pela internet. E esta parte é das mais giras. A internet também é muito nossa amiguinha aqui. Eu uso muito o Pinterest para tirar ideias. A escolha do "tal" vestido deve ser feita no mínimo com 6/8 meses de antecedência pois muitos vestidos demoram alguns meses a chegar e ainda sofrem alguns arranjos e alterações. E se há coisa que não se quer é ver uma noiva com nervos porque a data está a chegar e vestido que é bom, nada. Mais próximo da data poderão então pensar em acessórios. E não esquecer aquela coisa do novo, usado, emprestado e azul.

Aliado à escolha do espaço, podem começar a pinar (como eu gosto muito de dizer a propósito de fazer "pin") no Pinterest inspirações de decoração. Mais moderno? Rústico? Simples? Requintado?
E aqui é assim, se o espaço incluir a decoração no preço, normalmente têm que se sujeitar à opções que a quinta dispõe, se for à parte ou se forem vocês (ou contratarem uma empresa) a estarem encarregues dessa tarefa, têm mais liberdade.
Mas tal como há espaços com opções decorativas muito limitadas e enfadonhas, também há espaços que têm elementos decorativos muito, muito giros e prá frentex.
Nesta fase também podem começar a pensar se vão querer um tema para o casamento ou se nem por isso. No nosso caso, achamos que sim e já temos um em mente :)

Uma parte também muuuiiito importante, a escolha do fotógrafo. E eu aqui sou apologista de que, podemos poupar em muita coisa só porque sim, mas não aqui. Podem escolher o mais barato possível, sim, mas dentro das opções com que realmente se identificam. Este é um dia em que vão querer que as fotografias fiquem brutais. A nossa memória pode ser muita boa, sim senhora, mas as fotografias eternizam os momentos de uma forma diferente. E é importante um bom fotógrafo. Contactem vários fotógrafos, vejam os portefólios de outros casamentos e vejam se gostam dos trabalhos e se se identificam com o tipo de fotografia.

A escolha da animação. Seja DJ, um grupo folclórico ou dois palhaços, ou tudo ao mesmo tempo, têm que escolher de que forma pretendem animar a festa. Eu cá voto no DJ.
Neste ponto é importante perceber como querem que seja a festança, que tipo de música querem que passe, se querem só música ou outro tipo de animação. E lembrem-se também que se vão ter muitas crianças no casamento, seria interessante pensar também em arranjar forma de as entreterem (pinturas faciais, uma babysitter com várias actividades tipo desenhar e tal) e não se esqueçam de ter em conta as idades das mesmas.

Também há aquela parte do noivo escolher o fato mas...who cares? Estou a brincar, logicamente também é importante, mas tal como o noivo não mete o bedelho da escolha do vestido, acho que a noiva também não deve meter. No entanto, já se sabe que não se compara  a escolha do vestido da noiva à escolha do fato...por razões óbvias  :P

Agora, a questão dos convites, das ementas, do placard das mesas e de toda essa papelada. Se têm um tema, seria giro haver aqui uma ligação. Se não, que tivesse então a ver com a decoração do casamento.
Uma ideia gira, é enviar um convite especial para os padrinhos e madrinhas.

Em relação ao processo civil do casamento, sendo que o mesmo tem a validade de 6 meses, não convém tratar disto antes. No entanto, têm que tratar disto com pelo menos um mês de antecedência face à vossa data. Portanto vá, quando faltarem 3/4 meses que é para não haver cá stresses. Nos entretantos, devem escolher em conjunto qual o regime legal que pretendem, que segundo o IRN são, comunhão de adquiridos, comunhão geral, separação ou ainda outro que os nubentes convencionem.

Escolher as alianças. Experimentem várias, vejam que tipo preferem, se querem iguais ou diferentes e o que querem lá ver escrito. Uma frase? A data? Impressões digitais? Ideias giras no Pinterest, as always.

Lua-de-mel. Tão bom! Vão a várias agências. Se houver uma feira de viagens entretanto vão também. Marquem o quanto antes. Quanto mais cedo, mais barato.

Lista de casamento? Sim ou não. Se sim, lista de casamento numa agência de viagens parece boa ideia, pode pagar-vos a lua-de-mel ou outra viagem. No nosso caso, vamos optar por não ter lista de casamento. Vamos esperar que não nos ofereçam torradeiras e varinhas mágicas. É só porque já vivemos juntos há dois anos, so...

Florista. Quer para o bouquet, quer para a decoração do espaço caso o mesmo não inclua a decoração floral, quer para a igreja se for caso disso. Peçam vários orçamentos também, há floristas que pedem valores absurdos e outras que por trabalhos lindos pedem preços bem mais justos.

Querem carro para os noivos? Na internet encontram-se várias empresas que alugam carros para casamentos. MAS, será que não têm um familiar ou amigo que tenha um clássico, um carro giro ou um carro todo xpto que vos possa emprestar? 

As lembranças para os convidados. Não vale a pensa gastar muito dinheiro aqui, é mesmo só uma lembrança. Talvez até possam ser vocês a fazer. Há ideias super originais pela internet fora. Se não forem muitos convidados, mais fácil ainda.

Maquilhagem e cabeleireiro. Façam provas antes, percebam como é que gostam mais de se ver. Se no dia-a-dia não se gostarem de ver com o cabelo apanhado, por exemplo, então pensem noutros tipos. Uma vez mais, Pinterest!!!

Não esquecer de comunicar às vossas excelentíssimas entidades empregadoras acerca do vosso matrimónio, já que vai implicar licença de casamento, possivelmente férias e coiso e tal.

E acho que é isto. Se me tiver esquecido de alguma coisa, digam-me!!!

ACTUALIZAÇÃO: O bolo!!! Então e bolo?! Também ele muito especial. Desde o mais clássico ao mais irreverente. Que isto hoje já não se inova apenas no cake topper.

16 comentários:

  1. Nunca me quis casar, não entra nos meus planos futuros... e depois de ler esta lista de coisas a fazer ainda tenho menos vontade de o fazer! Boa sorte com tudo =)

    ResponderEliminar
  2. Ahahah Compreendo :P Mas acho que vai ser giro esta fase de planear e organizar o casamento! :D

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Resumindo, não vão faltar tarefas nos próximos tempos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! :) Mas acho que vai ser giro de organizar :)

      Eliminar
  4. Excelente postagem e,segundo o que parece,vais-te casar,olha,as minhas maiores felicidades para ti e para o teu sortudo e tudo de bom para vocês!! Muitos cumprimentos,boa semana e até breve!!

    ResponderEliminar
  5. Ui deve dar imenso trabalho. Mas vale tanto a pena :)

    thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou a ver para aqui uma grande trabalheira mas sem dúvida que vai valer a pena :)

      Eliminar
  6. Isso é que vai ser um a trabalheira agora! =P (já agora, se precisares de ajuda para a degustação dos bolos, estou disponível)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e no resto? Assim não pode ser. Ahahah Esperta :P

      Eliminar
  7. wow, wow, wow!!! Que grande lista! Bem sabemos que os casamentos são eventos trabalhosos mas ver assim tudo por escrito, até cansa... ;D mas é por um excelente motivo, portanto, acredito que não vai custar nada!!! Que venham mais posts do género... não tenho planos para me casar mas gosto sempre de ver/ler =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, só de ver esta lista já cansa :P E acredito que ainda faltem cá umas quantas tarefas...
      Mas ainda bem que gostas do tema. Mais post se avizinham :D

      Eliminar
  8. Fala à vontadinhaaa do casamento que eu adoroooo estas coisas =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostas! É tema que dá pano para mangas e que eu também adoro :D

      Eliminar
  9. Espero que corra tudo bem! E apesar da trabalheira que dá deve ser bem giro organizar um casamento. :))

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar