terça-feira, 12 de maio de 2015

Alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Este tipo de informação tem a minha especial atenção, pois não só ando mais sensibilizada para uma alimentação saudável como me interessa sempre saber o que fazer para aliviar a ansiedade. Li hoje este artigo do Dinheiro Vivo (DV) que revela oito alimentos calmantes que ajudam a combater o stress. Com este artigo fiquei a saber que consumo grande parte.

1. Vegetais com folhas verdes. Eu considero que até consumo uma boa quantidade de legumes e frutas. E diz o DV que há por aí um estudo que relaciona os estudantes que comem mais frutas e legumes a um estado de calma, energia e alegria.

2. Peito de frango. Raramente como carne que não seja de peru ou frango, pelo menos é só o que compro para casa a nível de carne. Vaca ou porco é raro e quando como é habitualmente em refeições fora de casa. Parece então que esta carne contém triptófanos (seja lá o que isso for!), que ajudam a produzir serotonina, que por sua vez regula a fome e induz ao sentimento de bem-estar e felicidade. Assim como outros alimentos com triptófanos, por exemplo, nozes, sementes, lentilhas, aveia, feijões e ovos.

3. Papas de aveia. Adoro papas de aveia, as que como são muito simples. Aquelas a saber a arroz doce! Leite, aveia, açucar ou stevia e canela. Muuuito bom. E além de delicioso, diz o DV que são saciantes e substitutos perfeitos de bolos, pastéis e outros doces (hmm isto é que já não me parece :P) pois os hidratos da aveia podem ajudar o cérebro a produzir serotonina, uma substância associada também aos anti-depressivos, de acordo com estudos do MIT.

4. Iogurte. Normalmente é o meu lanche da manhã e por vezes da tarde também. Gosto do Grego açucarado da Danone e do natural do Lidl e costumo comer com cereais. Diz o artigo do DV que as substâncias probióticas presentes nos iogurtes reduzem a actividade cerebral em áreas associadas a emoções como o stress e além disto contêm cálcio e proteínas.

5. Salmão. É um peixe que adoro e que também compro bastante, assim como pescada e dourada. Então parece que os ácidos gordos presentes neste peixe têm propriedades anti-inflamatórias que podem condicionar os efeitos das hormonas de stress e o artigo ainda nos diz que de acordo com um estudo norte-americano, os estudantes que tomaram suplementos de Ómega-3 reduziram em 20% a sua ansiedade.

6. Mirtilos. Confesso que este fruto não faz parte da minha alimentação. No entanto, segundo o Dinheiro Vivo eu deveria começar a introduzi-los nos meus lanches, assim como outros frutos de baga pois possuem antioxidantes e fito-nutrientes e ajudam na luta a favor das defesas do organismo e aumentar a resposta do corpo ao stress assim como aumentam a força de glóbulos brancos, fundamental na imunidade.

7. Chocolate negro. Eu adoro chocolate. O chocolate preto não é, de todo, o meu preferido. Aliás, há uns tempos dizia que nem gostava. Gosto muito mais do chocolate de leite e se tiver amêndoas ou avelãs melhor. Mas com o tempo aprendi a gostar do chocolate negro e é o que acabo (not always...) por comprar para casa devido aos seus benefícios em relação aos outros. Mas parece que isto não pode ser assim a comer às tabletes inteiras. No entanto, o DV diz-nos que está provado que o seu consumo moderado (preferencialmente com mais de 70% de cacau) pode ajudar a reduzir os níveis de stress devido aos antioxidantes presentes no cacau que ajudam a nivelar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.

8. Abacate. Também não é fruta que consuma muito. Mas gosto e vou passar a comprar de vez em quando, pois diminui a ansiedade e sem preocupações com o facto de se poder engordar. Diz o artigo que é saciante e que estudos recentes indicam que as pessoas que incluem abacate na refeição do almoço reduzem em 40% o desejo de comerem mais nas três horas seguintes à refeição.

Muito interessante, por aqui vou tentar aplicar algumas dicas. E vocês consomem estes produtos maravilha?

Vejam o artigo completo aqui.


12 comentários:

  1. Dessa lista apenas os mirtilos e o abacate é que não costumo consumir diariamente :) Também gosto mais de chocolates de leite, mas normalmente também opto pelo preto por ser mais saudável, ou menos mau vá.
    De resto consumo tudo praticamente todos os dias :)

    ResponderEliminar
  2. Nada recomendável...mas qualquer benzodiazepinas reduz o stress. E se forem mastigadas podem ser chamadas de alimentos, lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poisss mas se der para não chegar a esse ponto, melhor! :D

      Eliminar
  3. Eu preciso de acalmar é a ansiedade de comer. ;)

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Como quase todos (menos o abacate), e continuo uma pilha de nervos : )

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pooois, cá continuamos na luta contra o stress, o que por vezes provoca o quê? Mais stress. Ai ai :P

      Eliminar
  5. Nossa, eu não sabia disso. Adorei o post, super explicativo e produtivo.

    Beijos! ♥

    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar